por MJ
Nada é mais natural para uma criança do que brincar. Poucos meses após o nascimento, a criança começa a brincar com os seus pais e o ambiente à sua volta. Começa assim a descoberta e a aprendizagem. E desde então, nunca mais pára, brincar vai acompanhá-la ao longo do seu crescimento. Brincar é lazer e aprender.
Brincar é tão importante para o desenvolvimento da criança que a Organização das Nações Unidas o reconheceu como um direito fundamental, a par da educação.
Mas ao longo dos anos, o tempo dedicado à brincadeira voltou a diminuir. De tal forma que têm sido feitos estudos internacionais que comprovaram um aumento de depressão e de ansiedade nas crianças e jovens e a relação com a falta de tempo para brincar.
Os cientistas que têm estudado o assunto, chegaram à conclusão que brincar não é apenas algo que as crianças gostam de fazer, mas é algo que elas precisam de fazer, para crescerem saudáveis e capazes de enfrentar o mundo em adultos.
No entanto, o tempo disponível para as crianças brincarem tem vindo a diminuir, ano após ano, Tempo é roubado para a escola, para os trabalhos de casa e para todas as atividades extracurriculares que os pais acham ser de grande importância para o futuro dos seus filhos.
Contudo, brincar é tão ou mais importante para o desenvolvimento das crianças.
Brincar não é apenas algo que as crianças gostam de fazer, mas é algo que elas precisam de fazer para crescerem saudáveis e capazes de enfrentar o mundo em adultos.
Quando era criança e andava na escola, também trazia trabalhos de casa, mas apenas os necessários para me criarem um hábito de estudo e treino de algumas matérias. Não me ocupavam horas a fazer, nem me retiravam tempo de brincadeira, em casa, antes do jantar. Tive tempo para ser criança. Porque desapareceu esse tempo?
Hoje em dia, pais, professores e educadores esquecem-se que brincar deve ter uma presença de peso na vida das nossas crianças e até dos jovens. Deve ser dado espaço e tempo para que brinquem, também na sala de aula.
Brincar é uma forma lúdica de adquirir e automatizar aprendizagens e conhecimentos, muito mais divertida e sem pressões, onde errar é possível sem julgamentos, onde aprender acontece mais naturalmente, ao ritmo e maneira de cada um.
Brincar com colegas e amigos são momentos de aprendizagem de competências de socialização, de grande importância para a formação pessoal das nossas crianças e jovens.
Brincar, jogar, criar jogos são momentos onde as crianças também desenvolvem competências criativas, de raciocínio, de observação.
Brincar também exercita as suas mentes e a sua criatividade. Mais do que qualquer outra coisa, a brincadeira ensina as crianças a trabalharem juntas e, ao mesmo tempo, a estarem sozinhas.
Estimular a aprendizagem através de brincar é também uma forma de mostrar às crianças que se pode aprender de muitas maneiras e que se pode ter prazer a aprender. Em contexto de brincadeira, as crianças sentem menos pressão e por isso errar ou perguntar como fazer ou explicar de novo tem mais espaço para acontecer.
Deixemos as crianças brincar novamente, porque elas precisam para serem saudáveis e felizes. E já agora, não se esqueçam também de brincar com elas.