por MJ

Todas as crianças adoram sentar-se confortavelmente no colo da mãe ou do pai enquanto leem um livro. Enquanto os pais lhes leem em voz alta, a criança aproveita a atenção concentrada que recebe deles. É por isso, um momento agradável e que lhes transmite também uma sensação de segurança.

Uma das recordações mais especiais que tenho da minha infância era de estar sentada com o meu avô materno enquanto me lia um livro de histórias.

Sentados no sofá da sala, sentadinha encostada a ele a ouvir atentamente e a ver as imagens do livro. Como era agradável e especial. Como mãe de duas filhas, procurei ler-lhes em voz alta o mais possível, desde muito pequeninas. Aliás, livros sempre foram uma presença na minha vida e na delas.

Li para elas e lemos juntas durante muito tempo, até na realidade elas não quererem mais, e preferirem serem elas a ler sozinhas. E como crianças bilingues, lia para elas e com elas em ambas as línguas. Uma riqueza adicional. Lucky us! Li para e com elas, porque é realmente importante fazê-lo pelas mais diversas razões.

Inicialmente fortalece o vínculo entre as crianças e os pais. Depois, é bom para o desenvolvimento da linguagem: a criança aprende palavras novas, ouve uma boa estrutura de frases e, se tudo correr bem, é estimulada a usar ativamente a linguagem quando os pais falam sobre o livro com elas. Isto ajuda as crianças a tornarem-se fluentes na sua língua e com melhores habilidades de comunicação.

Além disso, incute-lhes o gosto por livros e pela leitura. Ler em voz alta é bom também para treinar a concentração e aprender a ouvir com atenção. A leitura em voz alta promove a capacidade de raciocínio da criança, estimula sua imaginação e leva-a a descobrir o mundo ao seu redor.

É por tudo isto que ler em voz alta é bom para a criança, para o seu desenvolvimento e a sua (futura) carreira escolar. E leia sempre para as suas crianças, porque ler em voz alta é bom mesmo quando já sabem ler! Na realidade, ler em voz alta para e com outros é bom para todos, não importa a idade.